O reforço escolar nem sempre foi visto com bons olhos. Acreditava-se que o aluno frequentava as aulas de reforço por apresentar dificuldades na escola. Porém, atualmente, o reforço escolar tornou-se tão importante quanto as aulas regulares. Sendo um método de complemento aos estudos, o apoio escolar vem de encontro às pontualidades de cada criança onde, muitas vezes, o professor não consegue atender diariamente em sala de aula.
Dessa forma, o reforço escolar tem o intuito de promover uma nova metodologia de aprendizagem, em um outro ambiente, com dinâmicas instigantes e divertidas, para que o aluno possa encontrar caminhos diversos no processo de aprendizagem.
Apresentar à criança novas propostas de ensino proporciona uma maior motivação, já que o conteúdo será apresentado com uma outra linguagem que contribui na compreensão. Além disso, as instituições de ensino que promovem o reforço escolar tendem a tornar o ambiente menos cansativo e maçante do que o habitual nas escolas, tornando o reforço escolar em uma atividade atrativa e descontraída.
Se por um lado, levantar a mão na sala de aula para apresentar sua dúvida ao professor na frente de todos os colegas é um passo mais difícil para o aluno, por outro, no reforço escolar esse é o ponto principal de todos que estão ali. Isso significa que a criança não sente-se deslocada, pelo contrário, ela percebe que está sendo acolhida e que é muito natural ter dúvidas e dificuldades em algum conteúdo.
A questão é que estar em um ambiente propício para tirar as dúvidas e receber uma atenção especial do professor faz toda a diferença no processo de aprendizagem da criança, elevando a autoestima e confiança em si mesma.
Em alguns casos, o aluno apresenta dificuldades como:
- Não entregar as atividades propostas ou apresentar a desorganização das mesmas;
- A falta de confiança e baixa autoestima em relação ao seu potencial em sala de aula;
- Falta de interesse nas aulas ou em um determinado conteúdo;
- O esquecimento dos materiais correspondentes a matéria.
No entanto, cabe aos pais e responsáveis avaliar se é necessário chegar a tais situações ou se podem evitá-las simplesmente com o reforço escolar. Impedindo, assim, que o aluno passe por constrangimentos desnecessários. Vale ressaltar também que, esperar o último trimestre/bimestre para tentar recuperar o tempo perdido não é uma estratégia eficaz, tendo em vista que o aluno pode até conseguir a pontuação na qual necessita, porém, corre-se o risco dele passar de ano sem ter o conhecimento necessário e aproveitar de forma positiva os anos seguintes.
Seja pelo acompanhamento contínuo ou no auxílio de uma dificuldade específica, o reforço escolar é um suporte essencial de quem busca melhorar seu desempenho escolar. Mesmo que o aluno não apresente dificuldades, o complemento pode lhe ser muito útil na medida em que ele avança e surgem novos desafios.
Afinal, em qualquer situação da vida passamos por momentos de dúvidas ou dificuldades e contar com um profissional qualificado para auxiliar nesse processo é sempre a melhor alternativa.