Como participar efetivamente na vida escolar do seu filho

Quando a criança (ou adolescente) percebe que seus pais se interessam por seus estudos e experiências escolares, ela se sente valorizada e consegue ter um desenvolvimento mais seguro, contribuindo, até mesmo, com o desenvolvimento de sua autoestima. Uma coisa é fato, a demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos influencia diretamente no processo de aprendizagem.

Quando os pais são presentes e acompanham o crescimento educacional dos filhos, suas habilidades sociais também aumentam e as chances de desenvolverem problemas comportamentais diminuem. Ou seja, quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares de seus filhos, mais facilidade de fazer amigos eles terão.

No Brasil, 50,2% dos estudantes dizem que os pais têm interesse pelas atividades escolares. A porcentagem coloca o país na 24ª posição em um ranking de 49 países com o dado disponível. A média dos países da OCDE é 48,07%. (Fonte: Agência Brasil).

Mas, como ajudar? O que os pais podem fazer para contribuírem e se mostrarem participativos? Se envolver exige muito mais do que cobrar e fiscalizar. Confira!


1 - AMBIENTE FAMILIAR FAVORÁVEL

A aprendizagem é vista por especialistas como mudança no comportamento ou desempenho em resultado de experiências. Dessa forma, lares tolerantes e democráticos encorajam e recompensam a curiosidade, a exploração, a experimentação, as tentativas para lidar com novos problemas e a expressão de ideias e sentimentos. Também é necessário ensinar frustação.

Quando são aprendidas e aplicadas em família, essas atividades se estendem na escola e em seu convívio social. Assim, quando a educação familiar é feita com amor e paciência, é possível desenvolver nos filhos sentimentos como a autoconfiança e a espontaneidade, que favorecem a disposição para aprender. Lares violentos, divórcios litigiosos e luto também são fatores que podem levar ao desinteresse em aprender. É necessário também ensinar responsabilidade.


2 - MENOS COBRANÇAS, MAIS COMPREENSÃO

É importante ressaltar que acompanhar a vida escolar dos filhos não significa necessariamente apenas cobrar. O acompanhamento implica em muito mais do que isso. É importante estimular, motivar, valorizar, conversar e prestigiar. Nessa parceria entre pais e filhos, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.

Quando a criança se sente envolvida, ouvida, apoiada e prestigiada, é natural que ela se sinta também mais estimulada a aprender e aproveitar as oportunidades que surgem. Dessa forma, a criança, a família e a escola ganham por tornarem o processo de aprendizagem não somente em uma necessidade, mas também em algo natural.


3 - OFEREÇA AJUDA DIANTE DAS DIFICULDADES

O envolvimento com as tarefas, o incentivo à experimentação e descobertas em outros meios de comunicação, como canais no YouTube ou aplicativos, contribuem aos pais no processo de identificação das dificuldades, caso elas existem.

Seu filho, provavelmente, se sentirá muito mais confortável para expor suas dificuldades e contar com o apoio da família. É importante ter clareza de quando se trata de uma dificuldade pontual ou de algo que perdura há um certo tempo. A ajuda, em casos como este, é fundamental para que o desenvolvimento escolar tenha continuidade.

Segundo o professor Osmar Salvadori, Diretor de Conteúdo da Ed-tech We Students, é muito importante aproveitar os momentos entre família e conhecê-los verdadeiramente. Diante da correria do dia a dia, em que muitos pais trabalham fora, identificar as limitações, as dificuldades e as dúvidas do seu filho irá proporcionar uma maior aproximação entre vocês e, inevitavelmente, despertará sua atenção para os problemas pontuais que ele pode estar vivendo.

Apresentar ao aluno novas propostas de ensino, bem como associar situações do cotidiano a matéria em questão, também proporciona uma maior motivação, já que o conteúdo será apresentado com uma outra linguagem. O reforço escolar é um grande aliado, isso porque, as instituições de ensino que promovem tal atividade tendem a tornar o ambiente menos cansativo e maçante do que o habitual nas escolas, apresentando o reforço escolar como um complemento aos estudos e de uma maneira atrativa.

Algumas escolas inclusivas, com a We Students, aplicam métodos exclusivos a cada aluno, a fim de desenvolver a capacidade individual tornando-o o protagonista da aprendizagem. Conheça mais sobre o Reforço Escolar.