Aula 1 - Apresentação do Visual Studio
1. Conhecer um pouco da Plataforma .NET;
2. Aprender sobre o serviço Web Service XML;
3. Adquirir conhecimentos sobre a linguagem C#;
4. Conhecer a interface do Visual Studio;
5. Criar um novo projeto;
6. Aprender a executar e nalizar os aplicativos durante o seu desenvolvimento;
7. Conhecer os painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties;
8. Alterar o texto de título e o ícone do formulário;
9. Aprender a salvar um projeto.
Aula 2 - Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte I o
1. Iniciar um projeto Windows Form;
2. Alterar as propriedades do formulário;
3. Aprender sobre o recurso Intellisense;
4. Realizar Instanciação de objetos;
5. Fazer a Aplicação de Métodos;
6. Visualizar a utilização de Comentários;
7. Inserir Componentes: Label, Button, Panel, TextBox e CheckBox;
Aula 3 - Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte II
1. Conhecer as propriedades e eventos do controle CheckBox;
2. Aprender as propriedades do componente PictureBox;
3. Aprender a importar imagens;
4. Criar e conhecer as propriedades e eventos do controle RadioButton;
5. Utilizar e conhecer as propriedades do controle OpenFileDialog;
6. Aprender a habilitar e desabilitar componentes;
Aula 4 - Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte III
1. Conhecer a propriedade do componente TextBox;
2. Trabalhar com a MessageBox;
3. Aprender sobre a declaração de variáveis;
4. Converter texto em número utilizando o Parse;
5. Conhecer o laço de repetição FOR;
Aula 5 - Criando o layout do sistema
1. Adicionar uma imagem como título do programa;
2. - Size Mode;
3. Fixar e desafixar os painéis;
4. Copiar objetos através da tecla Ctrl;
5. Conhecer as linhas de alinhamento do Visual Studio;
6. Utilizar as ferramentas de alinhamento;
7. Criar uma caixa de seleção: comboBox;
8. Adicionar um seletor numérico;
Aula 6 - Programando o projeto Cálculo Média
1. Converter valores e utilizar a propriedade Convert.To;
2. Relembrar e usar a propriedade de conversão .Parse;
3. Obter conhecimento e utilizar a propriedade de conversão .ToString();
4. Conhecer e utilizar a propriedade Value;
5. Aprender a utilizar os operadores lógicos;
Aula 7 - Atividades de reforço - Criando um Conversor de Temperatura
1. Relembrar a utilizar o painel Toolbox;
2. Relembrar a adicionar e con gurar componentes (Label, TextBox, RadioButton, GroupBox, Button);
3. Aprender a utilizar a ferramenta Send to Back; (novidade);
4. Relembrar a utilizar a Snapline;
5. Relembrar a criar Variáveis;
6. Relembrar a aplicar Conversão de valores;
7. Relembrar a adicionar Comentários;
8. Relembrar a utilizar estruturas condicionais;
9. Relembrar a utilizar a Propriedade Clear();
10. Relembrar a utilizar a Estrutura de Repetição Foreach;
Aula 8 - Criando um aplicativo de Controle de Frota
1. Aprender a criar classes;
2. Aprender a instanciar um objeto;
3. Conhecer o funcionamento de uma sequência de escape;
4. Aprender a criar métodos;
5. Fazer o encapsulamento
Aula 9 - Criando um Aplicativo de Controle de Frota - II
1. Aprender o que são as Propriedades o Atributo;
2. Obter conhecimento sobre Métodos de Acessos;
3. Conhecer e utilizar a propriedade AppendText;
4. Aprender sobre a Herança de Classes;
5. Conhecer e aprender a utilizar as propriedades Autoimplementadas;
Aula 10 - Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes
1. Relembrar os conceitos de classes, atributos e propriedades autoimplementadas;
2. Revisar os métodos de acesso Set e Get;
3. Relembrar o Instanciamento de classe;
4. Revisar a aplicação da propriedade AppendText;
5. Relembrar as sequências de escape;
6. Elaborar e chamar um método;
Aula 11 - Polimor smo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos
1. Criar arquivos separados para as classes;
2. Polimor smo (para que serve e sua importância);
3. Sobrecarga de métodos;
4. Método Construtor;
Aula 12 - Polimor smo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos
1. Aprender sobre interfaces;
2. Conhecer classes abstratas;
3. Aprender a utilizar métodos abstratos;
Aula 13 - Revisando o Polimor smo
1. Revisar os conceitos referentes ao Polimor smo;
2. Sobrecarga e métodos;
3. Interface e classe abstrata;
Aula 14 - Projeto Final: Calculadora Parte I
1. Elaborar o design de uma calculadora;
2. Adicionar componentes e alterar as propriedades dos mesmos;
3. Conhecer a estrutura completa de um evento;
4. Object Sender e EventArgs e;
5. Aprender a criar o comando de veri cação dos botões;
6. Criar uma estrutura de decisão Switch / Case;
Aula 15 - Projeto Final: Calculadora Parte II
1. Continuar o projeto da calculadora, programando os botões de operações;
2. Aprender sobre variáveis locais e globais;
3. Utilizar variáveis globais no formulário da calculadora;
Aula 16 - Projeto Final: Calculadora Parte III
1. Relembrar como criar classes;
2. Relembrar como de nir e utilizar classes abstratas;
3. Relembrar como implementar classes abstratas;
4. Relembrar e implementar a referência this;