Você está preparado para escolher a profissão da sua vida?

A escolha profissional é algo muito importante na vida de uma pessoa. E é muito normal que os jovens se sintam confusos neste momento, principalmente nos dias de hoje, em que as opções no campo profissional estão crescendo cada vez mais diante de tantos avanços tecnológicos. Não se trata somente de escolher o seu trabalho, mas também de um estilo de vida, rotina e ambiente, ou seja, decidir o que você vai fazer e o que vai ser. Quando o processo de escolha é orientado por profissionais qualificados, a direção a seguir se torna muito mais assertiva. 

OS ANTIGOS TESTES DE QI 
No início do século XX, acreditava-se que a inteligência humana poderia ser medida de acordo com os resultados de famosos testes, como o de QI (Quociente de Inteligência). Os testes tinham como objetivo inicial identificar os alunos que precisavam de reforços extras nos estudos e passou a ser um importante instrumento para “diagnosticar inteligências”. 

Hoje, sabe-se que tais testes avaliam, apenas, nossa capacidade de raciocínio lógico. E que não se trata apenas de ter um conhecimento específico, mas, de possuir diversas inteligências que podem ser trabalhadas e desenvolvidas no indivíduo. 

COMO DESCOBRIR MINHA VOCAÇÃO PROFISSIONAL? 
É possível encontrar uma vocação profissional compreendendo alguns fatores importantes como suas preferências, hábitos, estilo de vida, e, assim, desenvolver habilidades diferentes que podem nortear com mais precisão o campo profissional que deseja seguir. Você ainda pode fazer uma análise sobre determinadas questões para identificar seus gostos e preferências. Separamos algumas perguntas que podem te ajudar na busca pelo autoconhecimento. 
 
1. O que você mais gosta de fazer no dia a dia? 
Faça uma lista com as atividades que mais gosta de fazer. Isso inclui suas matérias preferidas, seus hobbies, lugares que gosta de passear, enfim, não se reprima e escreva tudo que vier a sua mente. 
 
2. O que você não gosta de fazer no dia a dia? 
Sempre temos afazeres não tão agradáveis no nosso dia a dia, como estudar para uma determinada matéria, arrumar o quarto, enfim. Sim, tudo isso pode ser apontado! Uma análise mais profunda será feita depois com todos os itens. 
 
3. Quais atividades eu gosto mais e quais eu gosto menos? 
Organize em uma escala de prioridade as atividades de ambos os lados, positivos e negativos. Por exemplo, você prefere as matérias de português e filosofia. Neste caso, qual delas você gosta mais? 
 
4. Por que eu gosto de fazer essas atividades? E por que não me agrada fazer as outras? 
Talvez, esta tarefa exija mais tempo de você, e é natural, não se preocupe. Você está se conhecendo e buscando se entender mais e isso pode demorar um pouco. Talvez revendo fotos, vídeos ou seus cadernos da escola te façam recordar mais a fundo sobre determinadas situações. 
 
5. Quais profissões fazem mais sentido com essas listas?  
Antes de tudo, pesquise as profissões existentes hoje no mercado de trabalho, lembrando que muitas ainda estão se desenvolvendo e prometem aparecer em um futuro próximo. Depois, elimine as que você já sabe que não tem nada a ver com você, seus gostos e hábitos. E, em seguida, analise as demais de acordo com as suas listas anteriores, reduzindo a cinco profissões apenas. 
 
6. Eu seria feliz seguindo essa profissão? 
Para cada profissão que restou, entenda como é o dia a dia daqueles profissionais, quais são as áreas existentes de cada uma, quais são as possibilidades de crescer naquela carreira, enfim, tudo precisa fazer sentido e promover o bem-estar para você. 

Uma dica importante é que, em cada profissão existe uma área diferente a seguir. Por exemplo, na Medicina é possível se especializar em pediatria, oftalmologia, entre outros. No caso da Administração, você pode trabalhar com gestão de pessoas dentro da área de Recursos Humanos, como também no controle de estoque de mercadorias, no setor de Compras. 
 
A We Students dispõe de um Programa de Desenvolvimento Vocacional e Habilidades, que auxilia o autoconhecimento através de ferramentas e profissionais qualificados, possibilitando reconhecer seus gostos e aptidões perante as opções do mercado de trabalho.  
 
Aplicamos avaliações, dinâmicas, questionários, trabalhos de orientação e direcionamento, além de palestras e workshops promovidos com profissionais de relevância de diversas áreas como psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, especialistas em neurociência, professores, especialistas em RH e outros. 

Conheça mais clicando AQUI